__ publicações
__ fotos
Eduardo Macarios
O Apartamento Siz está localizado no Edifício Futurama, edifício ícone da arquitetura modernista Curitibana, projeto de Jaime Lerner e Domingos Bongestabs . Neste apartamento idealizado para um jovem empresário, buscamos criar um ambiente convidativo e fluído.
A intervenção começou com algumas obras civis importantes. Nossa premissa para reforma foi valorizar a área social da sala e da cozinha, permitindo integração, iluminação e ventilação cruzada por todo o espaço.
O grande destaque desse projeto é a marcenaria em Lâmina de Carvalho Natural Ebanizada, ela desempenha um papel crucial na definição da estética geral do projeto.
O painel de marcenaria curvado percorre toda a área social do apartamento, servindo tanto para propósitos estéticos, mas também desempenhando funções práticas, como abrigar equipamentos e fornecer espaço de armazenamento. A curvatura solta da parede e destacada do forro cria uma sensação de movimento e fluidez, tornando o espaço mais dinâmico.
Na sala íntima, a inclusão de um nicho em pedra para destacar guitarras, personaliza o espaço de acordo com os interesses e hobbies do cliente. O conforto e contraste vem através do mobiliário e elementos de decoração. O tapete estonado acompanhado das poltronas mostardas não apenas define a área, mas também introduz uma variedade de tons que se harmonizam com o restante da decoração. Outro ponto focal nesse espaço, é a tela do artista nipo-brasileiro e modernista, Kazuo Wakabayashi.
A combinação de materiais escuros e claros por todo o apartamento cria um contraponto visual, destacando cada espaço de maneira distinta, enquanto mantém uma harmonia geral.
Esse contraste é acentuado pela escolha de tons claros e luminosos na cozinha e sala de jantar, contribuindo para uma transição visual entre os espaços. A presença da bancada em mármore Carrara e marcenaria branca na cozinha traz uma sensação de claridade ao ambiente. Na sala de jantar, o mobiliário amadeirado harmoniza com piso de taco restaurado. Aqui, outro elemento focal é a escolha da obra de arte do artista paranaense de Domício Pedroso.
Na parte íntima, o quarto principal foi projetado seguindo a mesma materialidade do restante do apartamento. A área do closet original ganha destaque com portas em vidro aramado e provoca o acesso para sala de banho, onde encontramos banheira de imersão, bancada com pia dupla em mármore paraná e área de banho separada.